Veja, ao ler este artigo, a Importância de Importar Pneus e como funciona a importação desse Produto.

Como Importar Pneus com Qualidade, Inovação e Economia?

O Mercado de Pneus no Brasil

O Brasil vive um cenário de crescimento constante na frota de veículos automotores e com isso gera uma demanda crescente de peças para manutenção, em especial, falaremos sobre os Pneus. Com essa demanda no setor, a importação de pneus se torna parte essencial desse ecossistema. Vamos explorar como funciona a importação desse segmento a seguir.

Uma visão Geral sobre a Importação

A maior parte dos pneus importados para o Brasil provem de países da Ásia, como China, Tailândia, Índia, Vietnã, Malásia e Sri Lanka, esses países são conhecidos por sua qualidade dos produtos e também pelo volume de produção em escala.

Como os maior parte dos Pneus são providentes da China, o principal Modal Utilizado é o Marítimo, sendo 98%, valores de janeiro a dezembro de 2022.

Nos anos de 1991, algumas regulamentações foram estabelecidas para evitar um acumulo de Pneus usados descartados no Meio Ambiente, e foi estabelecida apenas importações de Pneus Novos. E tornou-se obrigatório que as empresas que movimentam esse produto destinem corretamente os Pneus Usados.

A Certificação pelo Inmetro também é um requisito indispensável que se faz necessário desde a fabricação até o destino final do produto.

Qualidade, Inovação e Valores

A importação de Pneus permite que consumidores tenham acesso a marcas e modelos que podem não estar disponíveis localmente, muitos fabricantes estrangeiros investem pesado em pesquisa e desenvolvimento para criar pneus de alta qualidade que ofereçam alto desempenho, durabilidade e segurança.

Além da qualidade e variedade, os importadores podem oferecer preços ainda mais competitivos, pois a concorrência global pode resultar em preços mais baixos para produtos parecidos ou melhores em comparação a pneus fabricados localmente.

Foto de Jaye Haych na Unsplash

Os Impostos e as Medidas de Proteção na Importação de Pneus

Embora os pneus destinados ao transporte de mercadorias tenham experimentado a isenção do Imposto de Importação (II) em 2021, a importação destes produtos voltou a ser sujeita a tributação em 2023, embora com uma redução em relação à tarifa anterior.

Nesse cenário, no caso de automóveis de uso comum e pneus para carga, a alíquota do II foi estabelecida em 5%. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) corresponde a 15%, enquanto o Programa de Integração Social (PIS) é de 2,68% e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) atinge 12,35%. Vale mencionar que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) varia de acordo com o estado em questão.

Antidumping

Para proteger a indústria Nacional de Pneus e evitar praticas desleais, o governo estabeleceu uma medida de proteção chamada “Antidumping”, que coloca taxa adicional na importação, visando manter a competitividade entre todos os comerciantes internacionais.

Aqui, temos uma lista sobre os Pneus que estão com antidumping e seu prazo de vigência.

Pneus agrícolas –  Gov.br

Tipo de medida: Direito antidumping definitivo

País de Origem: China

Prazo: 17/02/2028

NCM: 4011.70.10, 4011.70.90, 4011.80.90, 4011.90.90 e 4011.90.10

Pneus de automóveis –  Gov.br

Tipo de medida: Direito antidumping definitivo

País de Origem: Coreia do Sul, Tailândia e Taipé Chinês

Prazo: 16/01/2025 (Cobrança suspensa para importações originárias da Coreia do Sul)

NCM: 4011.10.00

Pneus de automóveis –  Gov.br

Tipo de medida: Direito antidumping definitivo

País de Origem: China

Prazo: 25/07/2024

NCM: 4011.10.00

Pneus de bicicleta –  Gov.br

Tipo de medida: Direito antidumping definitivo

País de Origem: China, Índia e Vietnã

Prazo: 19/02/2025

NCM: 4011.50.00

Pneus de carga –  Gov.br

Tipo de medida: Direito antidumping definitivo

País de Origem: China

Prazo: 04/05/2026

NCM: 4011.20.90

Pneus de carga –  Gov.br

Tipo de medida: Direito Antidumping Definitivo e Compromisso de Preço

País de Origem: Coreia do Sul, Japão, Rússia e Tailândia

Prazo: 22/03/2026 (Cobrança suspensa para as importações originárias do Japão)

NCM: 4011.20.90

Pneus de motocicletas-  Gov.br

Tipo de medida: Direito Antidumping Definitivo

País de Origem: China, Tailândia e Vietnã

Prazo: 19/12/2024

NCM: 4011.40.00

A Certificação pelo Inmetro

Como falamos anteriormente, é crucial a Certificação pelo Inmetro, muitos fabricantes Asiáticos já se adequaram às normas do Brasil e possuem produtos já homologados e certificados.

Para reduzir gastos e simplificar o processo de importação, é recomendável buscar fornecedores que já atendem as exigências ou se organizar para checar e se adequar a essas questões.

A Logística na Importação de Pneus

A importação de Pneus desempenha um papel vital na indústria automobilística Brasileira, fornecendo ampla variedade de opções, lembrando também que o sucesso depende de uma negociação de frete sólida.

O frete bem negociado, com free-time adequado e um plano B para possíveis problemas na liberação, protege a margem do cliente e a competitividade no mercado.

Uma preparação cuidadosa e negociação inteligente são essenciais para uma importação eficiente e econômica.

A KRG Logistics irá te atender em todas as suas necessidades de importação desse Produto!

Entre em contato conosco!

Como Importar Pneus com Qualidade, Inovação e Economia?

Como Importar Pneus com Qualidade, Inovação e Economia?

Nos acompanhem

Mais Posts

Inscreva-se

Solicite sua cotação