Por que contratar um seguro de carga e quanto custa?

Por que contratar um seguro de carga internacional?

Entender que o Seguro Internacional de Cargas é o seguro da carga enquanto essa está em trânsito é simples, mas, compreender suas particularidades, seja na importação ou exportação, requer uma análise aprofundada.

Para entender melhor qual a necessidade de contratar um seguro internacional, nos acompanhe neste texto para entender a explicação do que é um seguro internacional de cargas e o que ele contempla, para que isso facilite a escolha da cobertura que mais se adequa à sua operação.

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O que pode dar errado no meu embarque internacional?  

Em resumo, o uso do seguro internacional serve para cobrir prejuízos resultantes de imprevistos e sobre perda das cargas ou roubo e, de certa forma, é como ter o controle da operação.

Certamente, a contratação de um seguro pelo embarcador pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da operação em um cenário imprevisível, mas bastante provável, afinal, toda operação envolve riscos.

Qualquer alteração na operação deve ser informada à seguradora e dentre os principais riscos, pode-se citar:

  • Perda de carga: Por diversos fatores, seja durante a movimentação do container ou no trajeto, a perda da carga pode ocorrer nos mais diversos cenários;
  • Roubo ou furto: Pode ocorrer enquanto armazenada ou durante o transporte;
  • Eventos climáticos: O clima pode afetar de maneira significativa o trajeto, por exemplo, uma nevasca próxima à Cordilheira dos Andes pode impedir o envio de uma mercadoria do Brasil ao Chile pelo modal rodoviário, bem como uma tempestade atingindo um navio porta containers.   

O que é avaria no comércio exterior? 

Avaria é o dano ocorrido à carga durante o seu processo de transporte que pode afetar o seu uso e qualidade.

Uma mercadoria com avaria é uma mercadoria que não serve para ser comercializada. As avarias podem ser diversas, por exemplo, quando uma carga chega ao destino molhada ou estragada. 

Avaria Simples

A avaria simples é derivada de acontecimentos que incluem a ação humana. Por exemplo, quando ocorre o tombamento do container em seu manuseio gerando a perda da carga.

A principal diferença, no entanto, é que neste caso as despesas ficam por conta do dono da carga. A negligência, imprudência e não observância de medidas de segurança caracteriza geralmente a avaria simples.

Avaria Grossa

A avaria grossa ocorre quando não há interferência humana na situação que levou à avaria, que se dá, entretanto, em decorrência de alguma ação humana para defender a embarcação de alguma catástrofe natural, de modo que a ação tomada gera o dano à mercadoria.

Neste caso, as despesas são divididas entre os embarcadores. As Regras York-Antuérpia são regulamentos internacionais que definem o que é uma avaria grossa, antes destas regras a definição de avaria grossa não era clara.

As regras consideram a segurança comum e o risco real e iminente para considerar uma avaria grossa.

A obrigação de contratar seguro conforme os INCOTERMS CIF e CIP 

Os INCOTERMS, ou Termos Internacionais de Comércio, definem quais serão as obrigatoriedades do exportador e do importador e isto inclui o seguro internacional de cargas.

O Cost, Insurance and Freight (CIF), que significa Custo, Seguro e Frete, é um INCOTERM exclusivo da modalidade marítima.

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Essa sigla exige que o exportador realize o desembaraço para exportação e arque com o custo de transporte até o porto de desembarque e, ainda, exige um seguro internacional de cargas cuja cláusula de cobertura seja mínima, ou seja, cláusula C.

A transferência de risco ocorre no embarque da mercadoria no porto, portanto, o frete do CIF cobre coberturas mínimas.

O CIP (Carriage and Insurance Paid to), por sua vez, pode ser utilizado em todos os modais, no entanto, diferentemente do CIF, esse INCOTERM transfere os riscos para o importador no momento de embarque da mercadoria no modal. A cláusula de cobertura é A, ou seja, é mais ampla para o comprador.

Quais os tipos de coberturas de um seguro de carga internacional?

O seguro internacional não é obrigatório a depender do INCOTERM, porém seu papel é fundamental nas operações.

Existem duas formas de contratação do seguro internacional: o seguro avulso serve para aqueles embarcadores cujo ritmo de importação ou exportação não é frequente.

E há, ainda, o seguro de apólice aberta, que envolve um contrato de 12 meses no qual se definem algumas regras, com taxas e valores com prêmio mínimo na operação. Nesse sentido, algumas empresas aplicam este prêmio apenas quando há embarque.

Cobertura básica ampla A 

É a cobertura mais completa dentre os três tipos de seguro internacional de cargas, cobre todo tipo de dano que atinge a mercadoria segurada. Também abrange o roubo e outras avarias, além de acidentes aéreos ou marítimos. Não é aplicável à mercadoria usada, madeira e mercadoria refrigerada também são uma exceção.

Cobertura básica restrita B 

Sua cobertura abrange acidentes com o veículo, e sinistros que incluem eventos da natureza, por exemplo, inundações e terremotos. Essa cobertura atende a todos os meios de transporte – terrestre, aéreo e aquaviário. Não contempla produtos novos e nem roubo ou extravio de mercadorias.  Algumas empresas incluem a cobertura de roubo adicionalmente. 

Cobertura básica restrita C 

A cobertura básica restrita C também abrange todos os modais e não contempla mercadorias novas.  Cobre riscos sofridos pela mercadoria durante o transporte, não cobre roubos e extravios de mercadorias e não cobre sinistros decorrentes de desastres naturais. É necessário analisar qual mercadoria está sendo transportada e avaliar, qual é a melhor cobertura para seu produto. 

Quanto custa um seguro de carga internacional? 

O custo de um seguro internacional para carga costuma ser um dos menores valores envolvidos numa importação e exportação, o que por si só já justifica sua contratação. 

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Para saber o valor exato de um seguro internacional de cargas é importante entender que há uma variação na precificação a depender das variáveis do embarque.

A saber, existe a variação de destino e o grau de periculosidade do trecho, que é um ponto a ser analisado.

O modal ou tipo de transporte pode igualmente gerar um aumento, ou, uma redução neste preço.

A análise do valor médio do frete e a frequência com que se importa ou exporta e o preço dos bens em si também influem no valor. Acima de tudo, é de extrema importância escolher a cobertura que atenda às suas necessidades.

É importante lembrar que a apólice de seguro é o documento que rege a cobertura de seguro, e que é de extrema importância o contato com a seguradora em caso de alguma alteração no processo.

E lembre-se bem, quando precisar de soluções em seguros internacionais, pense na KRG e evite a insegurança e os riscos em sua operação, estamos dispostos a lhe atender de te ajudar da forma mais segura!

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